terça-feira, 1 de março de 2011

6º passeio de inverno Ferodo Queimado


Finalmente neste passeio do passado fim de semana realizamos o sonho de participar numa prova deste tipo com um carro com que muito sonhámos na juventude e à algum tempo andavamos a preparar para este efeito.

Trata-se de um Citroen Visa Chrono, que é um dos carros que participou no troféu Visa realizado entre os anos de 1984 até 1987.

O carro neste momento está já com um aspecto muito próximo do que pretendiamos, o que nos permite começar a utilizá-lo e ir retirando algum "gozo" enquanto se vai fazendo o resto aos poucos.

Para esta prova para além da estreia do carro ainda houve outra estreia, a do navegador que foi o meu filho.



Quanto à prova em si, começou no sábado de manhã com uma especial nas instalações da Automotriz em Sacavém, de onde começou a primeira secção da prova, até perto de Torres Vedras. Nestra primeira secção as coisas ainda não correram muito bem pois duas perdidelas seguidas levaram-nos a chegar à primeira zona de controles com cerca de 4 minutos de atrazo o que nos levou a penalizar em cada um sempre mais de 200 pontos, só mais à frente após Mafra é que entrámos no tempo e os controles na zona do Gradil já foram dentro do tempo. Resultado após a 1º secção 40º com mil e tal pontos de penalizações de estrada.
A segunda secção começou e acabou na mesma zona, Livramento, tendo terminado nas instalações de Cipriano e Antunes onde se realizou mais uma especial. Nesta secção as coisas começaram a correr melhor, só tivemos uma perdidela de 2 minutos já na parte final e subimos três lugares na classificação, passando a ser 37º.
A terceira secção, já de noite levou-nos à serra de Montejunto, e foi onde mais nos divertimos, pois a noite misturada com o muito nevoeiro no topo da serra por onde tivemos que passar por duas vezes nos fez recordar como eram as provas do antigamente. Nesta parte tivemos o nosso melhor resultado com o 11º lugar na secção e chegamos às Caldas da Rainha no 19º da geral, mas aqui também verificámos que o estado de saúde da mecânica do carro que já sabiamos estar debilitado, afinal estava pior do que suspeitavamos.
Por fim no domingo começamos com mais uma especial ainda nas Caldas, no Centro de Inspecções Auto Caldense e seguimos rumo à Almoster, nesta secção tudo correu dentro da normalidade excepto termos que ter tido que parar por duas vezes junto a brigadas da guarda para lhes explicar o porquê de tanta movimentação por aqueles lados, claro que eles tiveram que escolher os melhores locais, dentro das zonas controladas para o fazer, e lá foi mais um minuto ou dois, mas mesmo assim subimos um lugar tendo terminado no 18º lugar final.
Na classificação das provas especiais ficamos com o 13º lugar.
Foi um fim de semana muito bem passado, onde nos divertimos muito, o que não seria de esperar menos num evento realizado pelos nossos amigos do Ferodo Queimado, que teimam em nos fazer sofrer, mas nós vamos gostando deles cada vez mais ;o)
Também uma nota muito positiva para o estreante navegador que se portou muito acima do que seria pedido para uma aventura destas.
Agora à que tratar da saúde da máquina para nova aventura.
Convido-os a visitarem o blogue do Ferodo Queimado onde poderão ver todas as classificações e excelentes fotografias.
Por fim, o meu muito grande Obrigado a todos os que me permitiram tornar possível esta aventura !

Sem comentários:

Enviar um comentário