quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rali Serra da Lousã

No passado sábado disputou-se o Rali Serra da Lousã, prova organizada pelo Clube Automóvel do Centro, e sendo a primeira do recém criado AutoVintage CAC Rally Trophy 2012.
Não tinha previsto participar nesta prova, mas por impossibilidade  do navegador do João Cruz, o Luís Brito, em estar presente nesta prova convidaram-me para ir navegar o João Cruz.
Fiquei com uma sensação mista. Por um lado de alegria por poder estar presente num evento que prometia ser bastante bom, mas por outro lado, a responsabilidade de não fazer asneira, pois a minha experiência de navegador em provas de regularidade resumia-se ao Rali Verde Pino de 1994, e as provas do CAC nunca foram pêra-doce, sendo a prova rainha das dificuldades de navegação, o Rali Rainha Santa, e este era nomeado como um mini Rainha Santa. Mas como o espírito do João Cruz é o de se divertir acima de tudo, lá fomos sem grandes stresses.
A prova consistia em duas secções, com inicio da primeira na praia fluvial das Rocas em Castanheira de Pêra e final em Penela, e a segunda com inicio em Penela e regresso à Praia das Rocas, fazendo-se 11 especiais, sendo 6 provas de rampa, em que tínhamos que passar em tempos certos em diversos sectores das mesmas, escusado será dizer que havia sectores destes com médias superiores a 70km/h, o que queria dizer que era a dar giz por ali acima, as outras 5 provas eram regularidades absolutas sempre na casa dos 20 km´s e com muitas mudanças de média pelo meio, tanto nas figuras do road-book como não ;o).


Em termos da nossa prova não se pode dizer que tenha corrido mal, pois não houve enganos de percurso, apenas 2 ou 3 hesitações rapidamente resolvidas e depois lá ir tentando manter a média desejada durante as provas. Claro que lá dentro a coisa não é assim tão fácil, e notou-se bastante a falta de calo do navegador e também de entrosamento entre os dois dentro do carro, mas isso são tudo coisas que só aparecem após muitos kilometros em sintonia, mas o ambiente dentro do carro foi sempre bom e tranquilo.
Em termos de resultado final, ficámos no lugar da virtude, o do meio da tabela, 15º lugar em cerca de 30 participantes, mas com uma pontuação que não poderemos considerar má, atendendo a todos  os pontos já referidos, e olhando para as equipas à nossa frente e a sua experiência vê-se que não seria fácil ficar muito mais à frente.


Nesta prova fomos mais uma vez na equipa do Clube Automóvel da Marinha Grande, que conquistou o 2º lugar na classificação de equipas, através das pontuações de Gonçalo Figueiroa/João Marques 2º da geral, Pedro Marques/Rui Oliveira em 9º e Paulo Gonçalves/Henrique Damásio em 11º. Seguidos de João Cruz/José Calazans em 15º, Nuno Ferreira/João Brito em 17º e José João Meiavia/Wilson Mendes em 19º.

Queria deixar os meus agradecimentos ao João Cruz e ao Luís Brito pela confiança depositada e o me terem proporcionado esta experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário