terça-feira, 11 de dezembro de 2012

9º Passeio do Ferodo Queimado

No passado fim de semana realizou-se o 9º Passeio do Ferodo Queimado, que era também a 3ª e ultima prova do Troféu Automóvel Ribatejano.
Começo esta crónica fazendo um ponto de situação ao estado do carro, que desde que o tenho sempre me queixei que ele não andava o que devia, tendo à duas semana resolvido tirar as teimas e levá-lo a um banco de potência, o que resultou com a confirmação das suspeitas. Dos supostos 93cv que deveria ter, só lá estavam 67. Mas entretanto com mais umas alterações e afinações já fui para a prova mais satisfeito porque já apareceram mais alguns, e também finalmente já fui para este passeio com uns pneus como deve de ser, pondo de parte os outros com 30 anos.
Assim no sábado de manhã lá rumámos a Santarém na companhia dos nossos amigos do Clube Automóvel da Marinha Grande.
Viagem feita com muito nevoeiro, e chegada a hora de partida este teimava em não se ir embora, e juntando a isso um condutor em dia não, resultou na primeira perdidela do dia, acho que ainda dentro do parque fechado. Dois ou três kilometros mais à frente e novo engano. Quando me preparo para fazer inversão de marcha no largo da estação, estaciona ao lado um autocarro para deixar os passageiros e fiquei trancado. Resultado, nos pouco mais de 10 km's da 1ª secção já somava 418 pontos ( já fiz provas inteiras com menos pontos).
Pequena paragem, e de seguida nova secção até ao almoço. Esta já correu mais coisa menos coisa dentro da normalidade e conseguimos chegar ao almoço no 11º lugar da classificação geral. Nesta secção nota muito positiva para os pneus que têm um comportamento muito bom mesmo com o piso húmido  e também para o comportamento do carro que embora ainda não esteja no ponto já tem umas prestações que satisfazem bem.
Após o almoço toca de pegar no road-book alentejano (pois tinha todas as figuras em posição deitada) e verificamos que este começava ao km 2. Lá percebemos depois que o inicio da secção estava ainda na ultima página da secção anterior.
Lá saímos à hora correcta e dois ou três kilometros lá estávamos a entra por uma quinta dentro e a fazer um estradão enlameado que muito gozo de condução deu, só que ao chegar ao fim do estradão, quando este atravessava um riacho, percebi que estávamos enganados outra vez. A única coisa positiva desta nova pedidela foi fazer novamente o estradão. Lá regressamos ao trilho certo, e nos sete controles seguintes lá somámos mais 956 pontos, o que nos fez descer mais um lugar na classificação até ao fim da secção. O que nos valeu foi que entre os outros concorrentes também houve muito boa gente a enganar-se.
Esta secção terminou num kartodromo onde fomos fazer uma prova de velocidade que consistia em dar duas voltas à pista.
Nesta prova finalmente o carro, com as suas novas afinações e calçado novo, já me deixou muito satisfeito,


o único senão foi num dos ganchos em que resolvi puxar o travão de mão, e como os pneus agarram muito puxei à bruta, o que resultou em que o carro parasse e se tivesse ido abaixo.


Mesmo assim ainda deu para o 7º tempo. Sem a azelhisse tinha dado para ir "morder os calcanhares" ao nosso colega de equipa, Nuno Ferreira, que com o seu Mazda além de um muito bom tempo ainda deu espectáculo.
Após esta prova a 4ª e ultima secção que nos levaria ao jantar. Esta já realizada de noite e foi a que nos correu melhor, uma ou outra hesitação  dois ou três pequenos enganos, mas já nada comparado com o descalabro das outras secções.
Durante todo o dia tivemos muito que "dar ao pedal" em estradas que deram muito gozo, não só para recuperar o tempo perdido como para acompanhar algumas das médias indicadas, e assim terminámos a prova no 9º lugar final, o que nos permitiu manter o 5º lugar final do Troféu Automóvel Ribatejano.



Brevemente irei publicar o balanço do anos, com as respectivas reflexões e projectos para o futuro, que esperemos ainda tenha espaço para estas nossas brincadeiras.

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