domingo, 11 de julho de 2010

Passeio Regularidade de Tomar

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No final da semana passada recebemos um mail dos nossos amigos do Ferodo Queimado com a informação de um passeio de regularidade que se ia realizar em Tomar. Foi então assim decidido de repente que iríamos então participar, e assim sexta ao fim da tarde lá estávamos em Tomar para a partida.
A prova, perdão passeio, começava com uma prova de regularidade no centro de Tomar, junto ao mercado, que mais não era do que uma prova de perícia, em que cada um a começava à hora que estava estipulada na carta de controle, sem que ninguém estivesse lá para dar a partida e a tínhamos que fazer à media de 50 km/h. A explicação parece confusa ?, pois na prática também é. Resultado, confusão de carros à partida com uns com a hora mal calculada, outros atrasados, e acabei por fazer a prova ao mesmo tempo de outros dois, ainda passei um, consegui enganar-me no percurso e mesmo assim fomos 25º. De seguida fomos para Abrantes onde no kartódromo iríamos realizar uma prova de velocidade de duas voltas cronometradas. Aqui foi a surpresa agradável da prova, pois ficamos com o 3º melhor tempo. Depois de regresso a Tomar ainda houve tempo para duas regularidades à figura, que correram dentro do esperado, com um ou outro erro devido à falta de calo, entre a leitura de terreno e correcta interpretação de toda a papelada e passeio. Tudo isto resultou no 12º lugar ao final da noite, já mais tarde do que o esperado, o que nos levou a arranjar quarto para descansar um pouco em Tomar, do que estar a vir dormir a casa como inicialmente previsto, pois iríamos passar a maior parte do tempo em viagem.
O sábado foi iniciado com uma prova de maneabilidade (perícia) na zona industrial de Tomar, que correu também bem com um 5º lugar, e de seguida fomos até Figueiró dos Vinhos, até onde se realizaram mais duas regularidades, tendo a segunda sido realizada na antiga especial de Figueiró do rali de Portugal. Correu tudo dentro da normalidade, mas ao analisar as folhas de tempos das regularidades vi que havia qualquer coisa que não batia certo, pois andava a “comer” pontos em vários pontos em que a apanhar deveriam ser muito
menos, e foi ao almoço que me veio uma luz (deve ter sido por já estar com as baterias recarregadas). Prontamente fui tirar dúvidas com o Henrique Damásio, e depois com o Rui Alves e estava explicado, as regularidades não eram feitas como em 92 e 93 nos saudosos rali Verde Pino, em que nas verificações de média tínhamos que passar na figura “apenas” dentro do minuto ideal, aqui tem que se passar no segundo ideal, daí tanta diferença. A seguir ainda havia mais duas regularidades até Tomar, a primeira já feita à maneira deste século, foi a que nos correu melhor com um 10º lugar e 9 segundos de penalização, e de seguida a ultima regularidade que foi mesmo para esquecer, perdidela na parte fácil ainda dentro da povoação nas rotundas, e resultado, entrar na parte final que era a mais trabalhosa, nos arruamentos de uma zona industrial, em que tínhamos que dar 3 voltas num percurso com vários concorrentes ao mesmo tempo, e com quase 2 minutos de atraso, foi para esquecer, na tentativa de recuperar o prejuízo só se conseguiu foi aumentá-lo, resultado, só nessa prova mais pontos do que no resto de todo o passeio. De seguida rumamos a Tomar para repetição da prova de maneabilidade, com repetição do 5º lugar, e de seguida até ao centro de Tomar para finalmente nos refrescarmos com umas mines e termos o jantar de encerramento e entrega de prémios, onde orgulhosamente fomos receber o nosso prémio com o barrete do Ferodo Queimado, equipa que venceu a prova através da dupla Borges da Costa / João Serôdio em Datsun 1200, quanto a nós ficámo-nos por um 14º lugar que atendendo aos objectivos iniciais, nos deixou bastante satisfeitos.
Deixo aqui algumas das poucas fotografias que tirei, pois a máquina ficou em casa e sá sobrou o telemóvel para tirar uns retratos.

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