terça-feira, 15 de junho de 2010

Le Mans

Não poderia deixar passar esta semana sem fazer referência a um evento que se realizou no passado fim de semana pela 78ª vez, e que entre vários, será talvez o que mais me fascina entre todos os relacionados com o desporto automóvel, que são as 24 horas de Le Mans.
Ainda não foi desta que pude realizar o sonho de estar presente nas 24 horas, mas já tive a felicidade de ter ido por duas vezes a Le Mans. A primeira em 1992 onde pude presenciar umas corridas de clássicos do campeonato Francês, realizadas no circuito Bugatti e em que tinham também uns desfiles de clássicos onde pude apreciar, entre outros, um belo Porsche 917 Gulf. Sei que tenho umas fotos desse fim de semana, mas infelizmente não sei onde e não vai ser possível publicar aqui agora. A segunda vez foi em 2003 onde estive presente num encontro de automóveis da marca Citroën, com o meu BX Sport, e em que para além de andar por toda a parte do circuito aberto ao público, e à circulação normal, tal como em 1992, ainda pude andar no Circuito Bugatti e assim passar pela recta da meta e por baixo da passerelle Dunlop.


Queria também deixar uma palavra de grande destaque para a passagem dos 30 anos da vitória na corrida que mais me fascinou, que foi a de 1980 em que Jean Rondeau venceu com um automóvel construído por si. Feito unico na história da prova tal como toda a história dos automóveis Rondeau que poderá ser comparada a um belo conto de fadas em versão automobilística.


Melhor do que qualquer comentário, convido-os a irem ao site http://www.lemansportugal.com/ onde na secção história podem ler tudo sobre o homem, o construtor e a vitória de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário